Nossa primeira campanha política foi um desafio gigantesco e um aprendizado enorme. Foram 150 vídeos em menos de 45 dias.

requiao-filhoNossa Primeira Campanha Política

Eis que começa uma nova jornada para o IHC (International House of Cinema), um novo desafio e uma correria megalomaníaca para Nossa Primeira Campanha Política . Fomos procurados pelo candidato Requião Filho para realizar sua Campanha Majoritária para Prefeitura de Curitiba.

Minha equipe seria responsável por toda a produção de video, fotografia, design e mídias sociais. Além dos materiais para Televisão, Rádio, Internet e Web. A intensidade e o volume do trabalho, em um período tão curto de tempo, seria diferente de tudo o que já havíamos vivido.

Os receios normais aconteceram em um primeiro momento, afinal, será que ele iria nos pagar? Dá medo, né? As histórias de produtoras e fornecedores que não receberam de políticos em época de campanha são inúmeros.

Meus conselheiros de mercado disseram que sempre existe um risco ao nos envolvermos com política no Brasil, uma pena, mas ainda será assim por muito tempo.

Mesmo assim, decidimos topar. O contrato era muito bom e o Requião Filho sempre foi muito legal conosco e nos tratou com muito respeito. Que bom que topamos, o processo da campanha foi cansativo, mas foi muito divertido.

Tudo o que foi acordado foi cumprido e conseguimos realizar um trabalho ousado e de muita qualidade.

A Equipe do IHC

 

Formamos um time enxuto com 7 pessoas: Eu, Rhaissa, Mari, Ângelo, Thiago, Magal e Henrique. Todos nós fizemos um pouquinho de tudo, era impossível assumir funções específicas, o time precisava ser pau para toda obra.

Eu, Luccas Soares

Fiquei responsável por toda a direção da equipe da campanha, produção executiva, da direção de interpretação do Mauricio para os debates e entrevistas, da idealização dos roteiros, da captação e edição dos filmes e da criação de todos os programas de rádio.

A Rhaissa Gonçalves

A Rha assumiu a produção de conteúdo para as mídias sociais e toda a fotografia do candidato. Respondia de imediato todos os comentários do Facebook e fez café para a galera quando precisava.

A Mariana Marcondes

A Mari criou toda a identidade visual da campanha. Gerenciou as mídias sociais do candidato e criou peças gráficas para as postagens diárias.

O Ângelo Hidalgo

O Ângelo comandou a pós-produção de todos os filmes que produzimos. Fez animações, animou a logo marca, me ajudou na captação de alguns filmes e dormiu no IHC alguns dias.

O Thiago Soriano

O Thiago colocou o site do candidato no ar e ficou responsável por todo o abastecimento e monitoramento do tráfico de acessos.

O Israel Magal

O Magal fez a produção e grande parte dos corres de rua da campanha. Era o responsável por levar os áudios nas rádios e as fitas XDCAM nas televisões. Além de ter que lidar com os chiliques dos candidatos a vereador.

O Henrique Setti

O Henrique era o nosso boy, cuidava da recepção, dos cachorros e revezava com o Magal nos trajetos produtora/rádio/televisão.

Os Filmes

 

Durante o período de uma campanha política, de acordo com o Partido e a Coligação do Candidato, se é definido um tempo de televisão para exibição dos materiais eleitorais. Além do tempo direcionado aos candidatos ao cargo de Vereador do Partido. Nós tínhamos 2 programas de 1 minuto por dia mais 12 inserções de 30 segundos ao longo do dia na TV. O tempo era dividido assim: 60% para o Candidato Majoritário e 40% para os Candidatos a Vereador.

Foram 150 vídeos ao longo dos 45 dias de campanha, se dividirmos 150 por 45, podemos dizer que foram 3 vídeos por dia mais ou menos. Eu nunca produzi tão rápido na minha vida, foi uma experiência exaustiva e uma imersão sem pensamentos externos. A campanha foi a nossa vida durante 6 semanas, não podíamos perder tempo com absolutamente nada, se não atrasávamos o material que precisávamos entregar no dia.

Dormíamos e acordávamos pensando na campanha, o café da manhã, almoço, lanche e jantar era uma bolha sobre assuntos políticos. Ninguém aguentava mais. O tato com o outro também foi trabalhado e principalmente o controle sob o estresse. Com certeza, foi um ótimo estudo sobre o assunto para todos nós.

É claro que não vou fazer você assistir os 150 videos, né? Hahahaha… Nem eu aguento!

Separei os melhores filmes da campanha para você curtir. A parte mais legal desse projeto foi a liberdade que o Requião Filho nos deu, ele confiou 100% na proposta de fuga do clichê político e se jogou sem medo.

A VIDA COMO ELA É | Série

A proposta da Série foi apresentar o Mauricio Thadeu de Mello e Silva, o famoso Requião Filho, como ele realmente é. Procuramos ser sinceros ao máximo e manipular a narrativa o menos possível, gostaríamos de compartilhar com o público uma imagem do candidato que poucos conhecem.








Na Rua Com Requião Filho

A linguagem de todos os filmes da campanha seguiu a estética documental jornalística clássica para que todas as imagens fossem relatos reais do que estava acontecendo enquanto acompanhávamos o candidato nas ruas durante a campanha. A resposta e o carinho do público, as carreatas, os pedidos de voto, as críticas e as críticas a realidade local apresentada.








Programas de TV

As Experiências Ousadas

A criação do Finder

Começamos a brincadeira do Finder, uma paródia ao aplicativo de relacionamentos Tinder. No filme, o candidato Requião Filho aparece com um tom sarcástico negando os seus principais concorrentes da campanha e ao aparecer a imagem de Curitiba ele clica no coração com a intenção de curtir. Todos estavam cautelosos para lançar o vídeo porque o risco de multas em campanhas eleitorais é enorme. É preciso estar atento em todos os detalhes. A brincadeira foi incorporada e a galera curtiu a piada, não levamos multa!

A Poesia sobre o Massacre dos Professores

A posição do Requião Filho sempre foi muito ativa na defesa dos direitos dos professores. E ele estava ao lado deles durante o massacre do dia 30 de agosto a mando do governador do Estado, Beto Richa. Esse episódio me motivou a escrever uma poesia em prol dos professores do nosso Estado. #LutoPelosProfessores

O Rap do Requião Filho

Convidei meus amigos do Rap, P.A e P.H para participarem dessa música principalmente pela mensagem crítica que ela carrega. Fizemos o Requião Filho cantar e foi engraçado. Muita gente gostou e muita gente odiou, faz parte da
política!

Os Candidatos Para o Cargo de Vereador

Imagine os cães mais carentes do mundo, que precisam muito, mas MUITO mesmo de um abraço. Imaginou? Pronto, esses são os candidatos a vereador. Eles precisam pedir votos, né? Mal aparecem nas chamadas de TV e Rádio e a grande maioria não tem dinheiro para se aventurar na publicidade. O que esperar? Uma chatice sem tamanho, óbvio!

 

No meio da campanha, fizemos a chamada de 50 vereadores para TV em 2 dias. E o mais incrível disso tudo, eles chegavam para gravar sem texto preparado! Eu precisei escrever o discurso de 90% dos candidatos, acredita? Eu deveria ter me candidatado!

Foi um teste para a paciência e para o estado apaziguador do espírito. Além de ter candidato que acertou a sua frase na quinquagésima tentativa. Foi tenso!

Os Programas de Rádio

Os programas de rádio eram mensagens gravadas aos montes e a entrega era diária. Assim como tínhamos bastante tempo de TV, também existia o tempo de rádio e precisávamos ocupa-los da melhor forma possível. O público era atingido pela mensagem radiofônica, mas os resultados maiores eram provenientes das chamadas de TV.

A Identidade Sonora

A missão de entrar na cabeça das pessoas foi cumprida, a identidade sonora da campanha política do Requião Filho adentrou os lares mais profundos do cérebro do nosso público. Gerou um ódio tamanho pois ninguém aguentava mais ouvir a batida do Gigante Acordou, que originou o Sound Id do projeto.

Vamos relembrar? Ah, e até hoje esse é o toque de celular do Requião Filho.

60 dias sem dormir direito

Nossa equipe trabalhou de forma extremamente enxuta e mesmo se quiséssemos dormir, era muito difícil, o volume de trabalho era tão grande que precisávamos trabalhar 20 horas por dia para dar conta de tudo. Parecíamos zumbis nas últimas 2 semanas de campanha.

 

Uma viagem pelos bairros de Curitiba

Uma das experiências mais enriquecedoras dessa campanha política foi com o projeto #MissãoBairros onde tivemos a oportunidade de visitar grande parte dos bairros de Curitiba e conhecer a realidade da cidade em que vivemos.

Locações desconhecidas, comunidades vivendo em situações precárias, um contraste de realidades transformador. Muitas vezes nós nos afastamos dos problemas sociais da cidade e esquecemos que muita gente está sofrendo, precisando de auxilio, ajuda, enfim, precisando de governo…

Meu desejo é que essa semente de consciência atinja a escala da população que pode fazer alguma diferença para a vida desse povo tão sofrido.

Seguimos a linguagem da mídia ninja e o candidato muitas vezes sem equipe ia até o local e gravava sua mensagem.

Separei alguns para você:

Boqueirão

Sítio Cercado

Hauer

Umbará

Centro

CIC

Uberaba

Fazendinha

Água Verde

Por fim…

Nossa Primeira Campanha Política que virou Referência no Brasil

Fomos muito criticados, mas também reverenciados por muita gente, principalmente fora do Eixo Paraná. Nossa Primeira Campanha Política foi considerada uma das campanhas mais inovadoras do país e servirá de referência para muitos candidatos Brasil a fora.

Recebemos pedidos e ligações de muitos candidatos nos perguntando se poderiam copiar nossas ideias. Tenho certeza que fizemos parte de uma transformação de linguagem para campanhas políticas e que muitos profissionais irão utilizar nossa campanha como referência.

Não vencemos a eleição, mas ficamos muito orgulhosos da semente que plantamos e do material que produzimos.

 

Comentários do Facebook
Author

Luccas Soares é diretor de cinema, ator, empresário, cantor e compositor. Proprietário da International House of Cinema no Brasil e um viajante por natureza.