De onde vem o que você compra no mercado?

Na vida corrida de hoje, não paramos para pensar nas nossas escolhas ao consumirmos. Você alguma vez já se perguntou como aquele legume, aquele leite, aquela fruta chegou ali na prateleira do mercado? Foi essa pergunta que a EMATER nos fez.

Em 2015 realizamos o filme de comemoração aos 60 anos de EMATER no Paraná. A EMATER é uma empresa pública de assistência técnica e extensão rural pertencente ao Governo do Distrito Federal.

emater

Qual era a ideia da EMATER?

Para comemorar os 60 anos de empresa, a EMATER queria produzir um filme que atingisse as pessoas da cidade. E não se comunicasse apenas com o morador rural, que em sua maioria já conhecem sua atuação.

Eles queriam mostrar de onde vem o leite que está por trás daquela caixinha que você compra na prateleira do mercado. De onde vem aquele pêssego que você compra na feira, e assim por diante. E dessa maneira, mostrar também o trabalho que a EMATER desenvolve, que é justamente com o pequeno proprietário rural familiar.

ematerOnde fomos?

Depois de pronto o roteiro era hora de meter o pé na estrada. E mais uma vez foi um aprendizado e tanto para nós, assim como quando produzimos o filme Café em Leves Devaneios – do Rause Café Na Estrada, mas dessas vez a viagem foi pelo nosso Paraná.

Os destinos das propriedades onde filmamos foram: Almirante Tamandaré, Araucária, Reserva, Japira e Coronel Vivida. Alguns desses municípios nós nunca havíamos nem ouvido falar, mas foi muito gostoso conhecer mais nosso Estado e estar por lá executando esse trabalho.

ematerO trabalho.

Como sempre, o melhor de todo trabalho é conhecer as pessoas. Fomos super bem recebidos em todas as propriedades. E documentamos um pouco do trabalho e atividade de cada família que dedica sua vida para produzir o alimento que todos nós consumimos.

O resultado foi um documentário educativo, singular e humano sobre uma das atividades que todos nós poderíamos conhecer um pouquinho mais. Afinal nem só de grandes corporações vive a nossa mesa (ou pelo menos não deveria). E muitas vezes o que colocamos nela teve muito amor envolvido em toda a sua produção.

emater

Comentários do Facebook
Author

Rhaissa é fotógrafa, publicitária, filmmaker e curiosa por qualquer forma de arte. Ama viajar, conhecer pessoas e culturas.