A Volvo Penta foi o nosso primeiro grande cliente, uma grande conquista para o IHC (International House of Cinema) em 2014. Realizamos diversos projetos em conjunto com destaque para o Documentário “O Mar Pra Mim”, em homenagem ao Dia do Marinheiro, dia 13 de dezembro.

Documentário “O Mar Pra Mim” by International House of Cinema

Direção, Direção de Fotografia e Edição: Luccas Soares
Produção: Rhaissa Gonçalves
Trilha Sonora Original: Jotta Valiente e Thiago Machosky

A Volvo Penta foi o nosso primeiro grande cliente, uma grande conquista para o IHC (International House of Cinema) em 2014. Realizamos diversos projetos em conjunto com destaque para o Documentário O Mar Pra Mim, em homenagem ao Dia do Marinheiro, dia 13 de dezembro. Como de costume, o prazo para lançamento era super curto e o trabalho gigantesco. Viajamos por 7 cidades pelo Brasil para entrevistar marinheiros oriundos de diferentes partes do país e conhecer suas histórias. Fomos ao mar para entender como essas pessoas vivem, e fomos conduzidos pela maré, pois não sabíamos o que íamos encontrar. Encontramos pessoas diferentes, com histórias diferentes e culturas diferentes, mas que têm uma relação com o mar muito parecida. Se a gente parar para pensar, o mar não se divide, e deve ser isso que provoca essa coesão. O mar tem um significado especial para quem vive dele.  “O mar pra mim é tudo. Tudo que eu tenho de experiência, tudo que eu tenho de bom na minha vida, eu tirei do mar”, diz Ilson de Carvalho, comandante da Marina Verolme, em Angra dos Reis.   “Quando você está lidando com a natureza, não só com o mar, mas com a natureza em si, você aprende a respeitar. Um dia pode estar muito bom, no outro pode estar muito ruim, então você tem que aprender a lidar com isso”, diz Eduardo Penido, medalha de ouro na Vela nas Olimpíadas de Moscou, em 1980.  “Tu pode dizer que no mar tu chora, tu sorri, tu sente raiva. Todos os sentimentos que tu pode ter, tu encontra ali. O mar limpa tudo. Limpa a alma, a embarcação. O mar para mim é um psicólogo e um psiquiatra”. Ernesto Falcão, que trabalha em Itajaí com embarcações comerciais e navios pesqueiro. A pré-produção, a filmagem e a pós foram acontecendo no meio estrada e nos aeroportos. A decupagem das entrevistas rolava no Hotel e o roteiro era discutido no caminho. Foi uma experiência muito divertida. Percorremos os Estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Uma aventura intensa para apenas 7 diárias de produção. Eu e a Rhaissa nos conectamos muito durante esse processo, eu assinei o roteiro, a direção, a edição e a direção de fotografia. A Rha ficou responsável pela captação do áudio e da produção. Ah, e ainda deu tempo de uma paradinha em Angra para comemorar o fim das gravações. Quando chegamos em Curitiba para o inicio da pós produção do Documentário, convidei meu parceiro Jotta Valiente e o Thiago Machosky do Estúdio Elephant para produção da Trilha Sonora Original do Doc. Eles toparam e fizeram um trabalho excepcional. Confira o Documentário “O mar pra mim” Hey! Se curtiu, diz para nosotros o que achou, tá? Sua opinião é muito importante para nós. #Tmj

Nosso Primeiro Grande Cliente | Volvo Penta e “O Mar Pra Mim”

A Volvo Penta foi o nosso primeiro grande cliente, uma grande conquista para o IHC (International House of Cinema) em 2014. Realizamos diversos projetos em conjunto com destaque para o Documentário “O Mar Pra Mim”, em homenagem ao Dia do Marinheiro, dia 13 de dezembro.

Como de costume, o prazo para lançamento era super curto e o trabalho gigantesco. Viajamos por 7 cidades pelo Brasil para entrevistar marinheiros oriundos de diferentes partes do país e conhecer suas histórias.

Fomos ao mar para entender como essas pessoas vivem, e fomos conduzidos pela maré, pois não sabíamos o que íamos encontrar. Encontramos pessoas diferentes, com histórias diferentes e culturas diferentes, mas que têm uma relação com o mar muito parecida. Se a gente parar para pensar, o mar não se divide, e deve ser isso que provoca essa coesão. O mar tem um significado especial para quem vive dele.

Os Marinheiros da Marina de Angra dos Reis

 “O mar pra mim é tudo. Tudo que eu tenho de experiência, tudo que eu tenho de bom na minha vida, eu tirei do mar”, diz Ilson de Carvalho, comandante da Marina Verolme, em Angra dos Reis.


“Quando você está lidando com a natureza, não só com o mar, mas com a natureza em si, você aprende a respeitar. Um dia pode estar muito bom, no outro pode estar muito ruim, então você tem que aprender a lidar com isso”, diz Eduardo Penido, medalha de ouro na Vela nas Olimpíadas de Moscou, em 1980.

“Tu pode dizer que no mar tu chora, tu sorri, tu sente raiva. Todos os sentimentos que tu pode ter, tu encontra ali. O mar limpa tudo. Limpa a alma, a embarcação. O mar para mim é um psicólogo e um psiquiatra”. Ernesto Falcão, que trabalha em Itajaí com embarcações comerciais e navios pesqueiro.

A Pré Produção, a Produção e a Pós Produção 

A pré-produção, a filmagem e a pós foram acontecendo no meio estrada e nos aeroportos.  A decupagem das entrevistas rolava no Hotel e o roteiro era discutido no caminho. Foi uma experiência muito divertida.

Percorremos os Estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Uma aventura intensa para apenas 7 diárias de produção. Eu e a Rhaissa nos conectamos muito durante esse processo, eu assinei o roteiro, a direção, a edição e a direção de fotografia. A Rha ficou responsável pela captação do áudio, produção e foi minha assistente de direção.

Ah, e ainda deu tempo de dar uma paradinha em Angra para comemorar o fim das gravações.Luccas e Rhaissa em Angra dos Reis

Quando chegamos em Curitiba para o inicio da pós produção do Documentário, convidei meu parceiro Jotta Valiente e o Thiago Machosky do Estúdio Elephant para produção da Trilha Sonora Original do Doc. Eles toparam e fizeram um trabalho excepcional.

Se quiser conhecer o Estúdio Elephant e o trabalho do Jotta e do Thiago, é só dar o click!

Thiago Machosky e Jotta Valiente

Confira o Documentário “O Mar Pra Mim”

Hey! Se curtiu, diz para nosotros o que achou, tá? Sua opinião é muito importante para nós. #Tmj

#InternationalHouseOfCinema #oMarPraMim

 

Comentários do Facebook
Author

Luccas Soares é diretor de cinema, ator, empresário, cantor e compositor. Proprietário da International House of Cinema no Brasil e um viajante por natureza.