Quem somos nós? Quer saber mesmo? A gente te explica então!

Luccas e Rhaissa em Buenos Aires
Luccas Soares e Rhaissa Gonçalves em Buenos Aires

Quem Somos Nós? 

Seja bem vindo ao nosso cantinho! Vamos te contar agora quem somos nós:

Somos o Luccas Soares e a Rhaissa Gonçalves, um casal de seres humanos donos de uma produtora de vídeo, cinema, fotografia e design em Curitiba: o IHC ou se preferir, nossa querida International House of Cinema.

Nossa empresa oferece serviços e soluções em todos os segmentos do audiovisual, da fotografia e do design. Somos adaptáveis, trabalhamos em casa e nosso empreendimento se adequa às necessidades de cada projeto.

Se você está em busca de um refinamento na sua imagem pessoal ou da sua empresa, uma nova identidade, produção de vídeos, criação de conteúdos ou novas fotografias, tenho certeza que poderemos ajudar.

A História da International House of Cinema | Parte 1

International House of Cinema em 2012
O IHC antes de ser IHC – Curitiba, 2012

A história do IHC (International House of Cinema) começou dia 25 de outubro de 2012 em Curitiba e muita coisa aconteceu de lá para cá. Eu, Luccas, tinha 22 anos e nosso foco inicial era construir uma escola de cinema. Aos poucos o projeto de produção e oferta de serviços foi nos dominando. Não por escolha ou por desistirmos do foco inicial, mas sim por necessidade, precisávamos gerar renda de alguma forma.

O nome em inglês nasceu entre uma parceria minha com o cineasta americano Chris Manni Smith, que seria um dos professores e sócios da escola. Conheci o Chris durante uma residência na NYU (New York University) em Cingapura em 2011 e ele foi um dos meus grandes mentores no início da minha carreira como diretor. Hoje somos grandes amigos.

The International House of Cinema, traduzido como A Casa Internacional do Cinema, é um conceito criado e que ainda é preservado. O IHC é a nossa casa de verdade hoje. Queremos que todas as pessoas, ao entrarem aqui, sintam-se confortáveis como se estivessem em suas próprias casas.

A Reforma

Como todo o investimento foi próprio no começo da empresa, não tínhamos os recursos necessários para iniciarmos os workshops e os promovermos com qualidade, gastamos tudo na reforma do espaço. O barracão do IHC há quase 30 anos é do nosso padrinho Walter e antes mesmo do estúdio, um depósito de uma fábrica de feijão, o imóvel é antigo e centenário.

Resolvemos então, dar alguns passos para trás e nos adaptarmos com a realidade daquele momento. O Chris ficou nos Estados Unidos e continuei o projeto sozinho.

A História da International House of Cinema | O Primeiro Ano

O primeiro ano foi desafiador demais porque eu não fazia ideia de como administrar uma empresa, quase ninguém conhecia a produtora na cidade, fazia 7 anos que eu estava fora de Curitiba, e para completar, por emoção, convidei vários amigos para trabalhar comigo, inclusive importei um Designer Mexicano super top para que pudéssemos ampliar as possibilidades do IHC com seus serviços. Todos estavam animados no começo, afinal era um mundo novo para todos nós. Porém, a empolgação encontra seu desnível a partir do momento em que as contas começam a atrasar, né? A preocupação com o aluguel, com as contas do mês, dívidas e cartão de crédito são fatores agravantes para o aumento do estresse. A amizade entre seres humanos é uma linha tênue entre consideração, necessidade e dinheiro.

Foram 12 meses de muito esforço e trabalho para mim e para todos os que me ajudaram no começo do IHC, foram momentos felizes, muitas conquistas, mas a parte financeira sempre ficou negativa. Isso fez com que eu me transformasse em uma pessoa chata, foi o começo do “quase fim da empresa”. Minha cabeça estava sempre atordoada com problemas externos e também problemas que eu mesmo criava. Nunca quis ser um empresário, minha vida inteira foi direcionada para que eu fosse apenas um artista, era o que eu queria, as coisas estavam dando super certo pra mim… É impressionante como tudo pode mudar de repente.

Tentativas e Erros

Nós tentamos de tudo no início, inclusive fazer eventos na produtora, nosso espaço comporta um público de 500 pessoas mas não foi pensado para ser uma casa de shows. Coitados dos nossos vizinhos, já fomos muito odiados na vizinhança. Minha expertise era na produção de filmes e como ator, só. O resto era tudo tentativa e erro. A grande parte dos clientes que conquistávamos eram pessoas da minha rede de contatos e que conheciam o meu trabalho. As pessoas nos procuravam mais para alugarem o espaço e não para contratarem nossos serviços principais, era bem claro que existia uma falta de direcionamento. Tentar abraçar o mundo é um comportamento comum de empresas e empresários iniciantes. É engraçado, nem cobrar nós sabíamos!

A História da International House of Cinema | A Rhaissa

Foi pensando em desistir e com a decisão de largar tudo que eu e a Rhaissa nos conhecemos. Estava tudo pronto, iria voltar para o Rio de Janeiro e focar na minha carreira como artista. Perdi amigos, mandei os funcionários embora, fiquei 1 ano inteiro sem sair da empresa, comecei a perder cabelo, acredite, foi intenso demais para mim.

Nesse tempo, fechei alguns trabalhos e por estar vulnerável, fui vítima de um estelionatário. Na minha cabeça e concepção de mundo, essas pessoas só existiam em filmes. Nada disso, elas são muito mais reais do que você imagina. Fui enganado por um suposto “investidor” e acreditei que meus problemas financeiros chegariam ao fim. Foi o que ele me vendeu, inclusive chegou no IHC a bordo de uma Maseratti. O que um garoto de 23 anos poderia esperar de alguém que vendeu sonhos para ele?

90 Dias de Escuridão

O teatro foi maravilhoso, foi um grande aprendizado sobre persuasão. Foram 3 meses turbulentos ao lado desse cidadão carismático e mentiroso e seus “comparsas” dentro da produtora. Sim, eles praticamente se mudaram para lá e eu estava trabalhando para eles, acredita? Quase perdermos o espaço. Ingênuo, eu? Imagina!

Toda vez que lembro disso me sinto como um bobo. Dívidas contraídas, mentiras e decepções gigantes concentradas em apenas 90 dias. A Rhaissa apareceu no meio desse turbilhão para me salvar. Foi ela que me fez enxergar que algo estava errado. Ela me conheceu em um momento tão trágico e me trouxe para luz mais uma vez. Não foi à toa que nos juntamos no 2º mês de namoro.

A História da International House of Cinema | O Recomeço

Decidimos recomeçar e não desistir desse sonho, e a foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado. Foi quando comecei a buscar conhecimentos mais profundos sobre administração, contabilidade, novos negócios e projetos especiais. Não tive escolha, mas isso fez com que eu crescesse não apenas como profissional, mas também como pessoa.

A empresa começou a ganhar mais notoriedade e novos trabalhos começaram a surgir. Inclusive descobri o empresário que habitava dentro de mim, eu precisei tirá-lo para fora e isso me trouxe uma nova visão de mundo, inclusive do meu mundo.

O Sonho Renasceu

Em 2015, com o nosso Brasil em crise, nos concentramos para continuar persistindo e também para criar novas oportunidades. Começamos a entender melhor o nosso modelo de negócios e aos poucos fomos encontrando o nosso caminho.

Já produzimos diferentes conteúdos e projetos. O Portfólio da Produtora é bastante diversificado e passeia por muitos universos, desde grandes marcas a grandes artistas.

Somos apaixonados por viajar e buscamos trazer nossa experiência de mundo para os projetos do IHC. Já rodamos mais de 40 países.

Para comemorar cada aniversário do IHC, produzimos um vídeo com a retrospectiva de cada ano. É a nossa forma de eternizar cada momento com muito amor e carinho.

O valor real do IHC está no trabalho humano, nossa estrutura apenas favorece o conforto necessário para diferentes realizações. Acreditamos que o material é apenas um detalhe, a força está na equipe por trás de cada trabalho.

O destaque especial fica com os colaboradores maravilhosos que trabalharam e trabalham conosco em diversos projetos até hoje. Sem eles, seus talentos, garra e paixão, muitas conquistas não seriam possíveis.

Equipe da International House of Cinema
Rhaissa, Mari, Luccas e Microchip

A História da International House of Cinema | Hoje

Encontramos a nossa sustentabilidade financeira e hoje o IHC funciona como uma alavanca para nossos projetos pessoais, de clientes e parceiros do nosso coração. Nosso lifestyle é de uma certa forma minimalista pois gostamos de direcionar nossos lucros para nossas viagens, acreditamos que essa é a maior riqueza de nossas vidas. Nossas maiores inspirações e life changing insights acontecem nas nossas viagens.

Já tivemos muitos projetos de sucesso que marcaram nossa empresa. Um deles foi a Lage Chic, uma parada musical voltada totalmente para incentivar músicos e artistas independentes da nossa cidade. Mas sua história completa fica para outro post.

Internacional House of Cinema
Fotografia Externa da Produtora IHC [International House of Cinema]
Somos pais de 3 Goldens Retrievers lindos: Brad, Javier e Penélope. Inclusive eu fiz uma música para o Brad e no clipe aparece o parto da Penelope e o nascimento da Golden Family. Eles moram conosco na nossa casa/produtora e preenchem o nosso ambiente com positividade e energias boas.

Brad, Javier e Penelope
Os Goldens do IHC: Brad Pitt, Penelope Cruz e Javier Bardem

Espero que goste da nossa proposta e já que você chegou até aqui e descobriu quem somos nós, fique à vontade para nos escrever uma mensagem ou nos chamar para te ajudarmos a tirar o seu projeto do papel!

Aos poucos vou compartilhando mais histórias com você.

Beijo no corazón!

Logo do Luccas Soares