Rap Acústico e sua história foi se transformando durante sua trajetória. O projeto durou muito mais do que todos nós imaginávamos. Aliás, preparei um Doc. que conta tudo sobre essa história e um pouco mais. Entrevistas com os Integrantes, conquistas, making of, melhores momentos e muito mais! Vale a pena conferir:

O RAP ACÚSTICO E AS RELEITURAS

Assistiu o DOC. todo? Já ouviu as músicas? Não? Então, vou compartilhar com você as 3 releituras sertanejas que criamos:

CHORA ME LIGA da dupla João Bosco e Vinicius

DOMINGO DE MANHÃ da dupla Marcos e Belutti

Em parceria com o diretor chileno Jeremy Hatcher, meu irmãozão, uma história de amor foi contada de uma forma diferente, através de giffs e imagens estáticas. Todas realizadas em película e fotografadas com câmeras descartáveis.

Atores convidados: Conde Baltazar e Fernanda Santos

EVIDÊNCIAS da dupla Xitãozinho e Chororó

A releitura da canção #Evidências, interpretada pelas lendas Chitãozinho & Xororó celebrou o terceiro single do Rap Acústico. O clipe é uma sequência de mais de 10 mil fotos. Um tratamento minucioso e uma grande festa entre amigos.

O DVD DO RAP ACÚSTICOdvd-rap-acustico-curitiba-ihc-show-luccas-soares

Então precisamos de um DVD para conseguirmos vender mais shows? É isso que vai fazer dar certo? Pronto, vamos correr atrás disso sem olhar para trás!

Reuni os amigos, pedi favores para todo mundo, aproveitei os apoiadores do Projeto da Lage Chic na edição de outubro de 2015 e unidos a muitas pessoas legais, conseguimos realizar o 1º DVD do Rap Acústico e também do IHC. Você não imagina a correria que foi para concluir esse processo…dvd-rap-acustico-curitiba-ihc-luccas-soares-jotta-e-fefo

Foram duas semanas para preparar tudo! Duas semanas sem dormir, quase. Todo mundo ficou louco e muitos empréstimos aconteceram. Primeiro pegamos o caminhãozinho do Miltão (meu pai) e fomos pedir adereços de cena e palco emprestado para o Ferro Velho de um amigo dele. Depois fomos em lojas de materiais de construção a procura de itens para enriquecer a cenografia. Entramos em uma pira industrial graças ao meu amigo bixo grilo mais lindo, Edu Ribeiro, que também foi responsável pela direção de Fotografia do DVD junto com a Rhaissa (my love) e o Victor Microchip.

Convidamos a galera do Gana Crew para dançar e agitar o povo, além das participações especiais que rolaram: Alvinho Ferreira e Brad Pitt.dvd-rap-acustico-curitiba-ihc-brasil-luccas-soares

Mudamos e invertemos a posição do palco e o resultado ficou doido. Se não fosse a equipe do Nizão (Nizo Gomide) para fortalecer a execução de tudo nem sei como teria sido! Talvez nem teria sido!

Convidei os parceiros Guti, Digão e Eros para a equipe de câmeras, todo mundo fazendo o corre no amor e apoiando o Rap Acústico, nunca irei esquecer dessa galera especial! O público lotou a casa e conseguimos realizar a produção e fazer todo o esforço valer a pena.dvd-rap-acustico-curitiba-ihc-brasil-luccas-soaresO DVD “Dois Lados Do Mesmo Processo” do Rap Acústico concretizou a trajetória de um ano de história da banda.

Foi gravado em Curitiba no estúdio do IHC em outubro de 2015. O filme conta a história do grupo com entrevistas também gravadas em diversos ambientes da mesma produtora, que foi o lugar onde a banda foi concebida.Rap Acústico - Dois Lados do Mesmo Processo - Brad - Luccas Soares

Foram gravadas 13 canções entre autorais, releituras e covers.

A direção de arte teve inspiração industrial, para ilustrar o título do primeiro álbum que simboliza o processo de reconstrução das canções sertanejas. Esta linha originou o cenário e os figurinos.

Apoio:

Nizo Gomide, Milton Soares, Los Paleteros, WayBeer – Rock Your Taste, Tyrrells Crisps e Poco Tapas Curitiba.

Equipe Técnica:

Direção, Produção Executiva e Edição – Luccas Soares

Produção – Rhaissa Gonçalves e Milton Soares

Direção de Arte e Fotografia – Edu Ribeiro (destilaria.)

Operadores de Câmera – Rhaissa Gonçalves, Victor Microchip, Rodrigo Foggiatto, Gustavo Castro, Eros Hobmeir, Edu Ribeiro

Pós-Produção – Angelo Hidalgo

Captação, Mixagem, Masterização – Thiago Machosky (Estúdio Elephant)

Foto Still – Fernanda Santos

Agradecimentos Especiais:

Fã Clube Oficial Rap Acústico, Renata Ramon, Mariana Marcondes, Cleusa Soares, Lenice Soares, Milton Soares, Glauco Laufer, Alvinho Ferreira, Sul Agrícola, Joel Silva, Luis Gustavo BP, Gana Crew, Israell Magal, Marcos Negrão, Tiago Dallagrana, Clave Filmes, Destilaria Filmes, Soy Loco Por Ti e Andre Niass.

AS CANÇÕES ORIGINAIS DO RAP ACÚSTICO

BRAD

Sabe aquele amigo que não é humano mas a gente jura que é?Aquele amigo que muda a nossa vida e que muitas vezes é o nosso melhor amigo? Aquele amigo que está sempre pronto e feliz em nos receber? Aquele amigo que a gente sonha que seja eterno? Pois é, nós resolvemos demonstrar e expressar o nosso amor por ele.

Durante meses o Rap Acústico acompanhou o crescimento dos filhotes do #Brad, meu primeiro Golden, que originou essa música. Foi um processo longo mas que valeu muito a pena!

Sou apaixonado por nossos animais e como o Jotta Valiente diz: quem dera fossem eternos esses anjos do bem, né?

Muitas pessoas enviaram seus vídeos com seus cãezinhos pra gente e selecionamos muitos deles para fazerem parte deste video.

PSICOSE

O primeiro single 100% original do Rap Acústico. Uma produção em parceria com o produtor carioca Luiz Café.

SE ACABASSE HOJE

Composição original do Jotta Valiente, “Se Acabasse Hoje” conta a história de uma relação mal resolvida e que está perto do fim.

DOIS LADOS DO MESMO PROCESSO | O EP do Rap Acústico

O conceito para o álbum, design e título, partiram da dualidade – releituras X originais. Essa dualidade acompanhou o grupo, desde o nome Rap Acústico, até o desafio polêmico de fundir canções populares com o Rap.Capa - Rap Acústico - Dois Lados do Mesmo Processo

Temos o costume de ver as diferenças como uma dicotomia. Exemplo: a vida é diferente da morte, o bem é diferente do mal, o sertanejo é diferente do rap, etc., embora isso seja verdade por um lado, de maneira oculta, ambas polaridades são diferentes partes de um processo só.

O desenho em cima da foto, o neon contrapondo o preto e branco também ilustram essa nova representação do original, feito apenas de uma forma diferente, ou seja, #DoisLadosDoMesmoProcesso.

A arte foi obra da Mariana Marcondes e as fotografias obra da Rhaissa Gonçalves.

OS FÃS CLUBES DO RAP ACÚSTICO

Logo no início do nosso projeto, a recepção do público foi linda. Em São Paulo, surgiu o primeiro Fã Clube do Rap Acústico, carinhosamente chamado de Mundo Rap Acústico e em Curitiba nasceu o Fã Clube Oficial do Rap Acústico.

dvd-rap-acustico-curitiba-ihc-fã-clube

Os integrantes dos Fã Clubes foram sempre atenciosos, carinhosos e o mais importante de tudo: apoiadores fiéis. Com certeza, ficaram em nossos corações para sempre. Juntos formamos a #familiaRA.

RAP ACÚSTICO SENDO DESTAQUE NA BILLBOARD BRASIL

Essa foi demaissssss… depois que lançamos o Clipe em homenagem ao Brad, o Golden mais lindo do mundo, conquistamos o nosso primeiro viral. Isso resultou em uma matéria na Billboard Brasil, um dos veículos online mais importantes da música no mundo.

Leia mais no Post: Nosso Primeiro Viral com Brad Pitt.

PROJETO | A BAND VAI À ESCOLA COM O RAP ACÚSTICO

Durante o processo do projeto do Rap Acústico criamos em parceria com a Band Curitiba o Projeto de apresentações em escolas no Paraná com o objetivo de levar música para os intervalos de jovens estudantes de toda a rede pública e particular do Estado.

O Projeto #aBandVaiÀEscolaComRapAcústico foi visto por mais de 7 mil jovens em Curitiba.

A Band vai à Escola com Rap Acústico | Colégio Sesi Boqueirão

Nossa 1ª apresentação foi no Colégio Sesi Boqueirão. O resultado foi inesquecível! Fomos muito bem recebidos, a galera estava super animada e a energia estava lá em cima. Nossa gratidão é infinita.

A Band vai à Escola com Rap Acústico | Colégio Estadual Nirlei Medeiros

É difícil descrever o carinho que recebemos durante a apresentação no Colégio Estadual Nirlei Medeiros no Campo do Santana. Todos muito receptivos e muito interessados em conhecer o nosso trabalho. Foi maravilhoso!

A Band vai à Escola com Rap Acústico | Colégio Senhora de Fátima

Eternizamos a energia e o momento vivido com a galera do Colégio Senhora de Fátima. Todos os sentimentos são verdadeiros e a gratidão também.

A Band vai à Escola com Rap Acústico | Colégio Sesi Santa Cândida

Invadimos o Colégio Sesi – Santa Cândida e a recepção foi muuuuuito calorosa.

A Band vai à Escola com Rap Acústico | Colégio Sesi Portão

A 6ª apresentação do projeto #aBandVaiÀEscolaComRapAcústico aconteceu no Colégio Sesi Portão. Tivemos a oportunidade de apresentar no teatro da escola e a experiência da apresentação foi diferente. O teatro é a origem do meu trabalho e foi onde tudo começou na minha vida. Foi muito bom voltar ao tablado depois de tantos anos. A galera do Sesi Portão nos recebeu muito bem e está de parabéns pela energia e educação, fomos muito bem acolhidos e esse show nunca será esquecido.

A Band vai à Escola com Rap Acústico | Colégio Estadual Olivio Belich

Em cada escola, temos conhecido pessoas muito talentosas. No Colégio Estadual Deputado Olívio Belich, uma professora MC e um jovem estudante muito simpáticx que faz imitações e sonha em ser cantor. Essas apresentações somaram muito para a carreira do Rap Acústico, na questão artística possibilidades de experimentações frequentes e na questão pessoal a rica troca de experiências com os alunos. Somos artistas independentes e todo o nosso trabalho é fruto do nosso esforço e dedicação.

A band vai à Escola com Rap Acústico | Escola Municipal Maria Robertina

Foi a primeira vez que recebemos uma carta de agradecimento e a primeira vez que nos apresentamos em São José dos Pinhais. A Escola Municipal Maria Robertina nos recebeu tão bem, o clima estava tão agradável que foi fácil nos sentirmos em casa. Aquele cheirinho de sala de aula nunca muda, né? Nos lembramos da nossa infância e deu saudade!

A Band vai à Escola com Rap Acústico | Colégio Estadual Polivalente

Colégio Estadual Polivalente de Curitiba, um lugar especial pra nós! Escola que deu origem ao amor dos meus pais há 40 anos atrás, escola onde o Jeff Grilo que trabalhou na produção do Rap Acústico também estudou. Muitas lembranças boas e uma apresentação no #Boquera em Curitiba, bairro querido por todos nós.


Shows e Apresentações do Rap Acústico

Rap Acústico Doc | Abertura Show Projota em Curitiba

Um registro e os highlights de como foi o 1• show do Rap Acústico. Abrimos o show do Projota em Curitiba e foi uma experiência maravilhosa.

Rap Acústico Doc | Show Bar +55 | Curitiba

Quer saber um pouquinho de como foi o show do Rap Acústico no Mais 55 em Curitiba?

Rap Acústico Doc | Festival da Lage | Curitiba

No finalzinho de dezembro de 2015, participamos do Festival da Lage Chic, um projeto incrível que desde 2014 busca incentivar a música autoral e a cena artística na cidade de Curitiba. Uma iniciativa que nasceu no telhado da nossa produtora International House of Cinema e que ganhou um destaque muito especial no cenário paranaense. Dá um look como foi a apresentação do Rap Acústico, nos divertimos muito!

Rap Acústico Doc | Programa Estúdio C | RPC

A gente participou do Programa Estúdio C da RPC no dia 16/04 de 2016 e a vibe foi sensacional.

Rap Acústico Doc | Country Festival 10 Anos

Emoção e muita felicidade definiram esse momento. Participar do Country Festival foi uma experiência inesquecível para o Rap Acústico. Nos apresentamos para um público de mais de 5 mil pessoas e dividimos o palco com a Anitta.

A trajetória do Rap Acústico me fez crescer muito como profissional e também como ser humano. Aprendi muito e adquiri muita experiência. Hoje sigo o meu trabalho solo mas com todos os momentos vividos guardados no coração.

Comentários do Facebook
Author

Luccas Soares é diretor de cinema, ator, empresário, cantor e compositor. Proprietário da International House of Cinema no Brasil e um viajante por natureza.