Preparei para você nesse post os TOP 10 vídeo clipes produzidos pelo IHC entre 2012 e 2016 que gostaria de destacar. Não vale pensar que escolhi apenas os clipes que eu canto como TOP, okay? A técnica utilizada para todos foi muito parecida e as produções também. Muita câmera na mão e improviso, do jeito que eu gosto! Inclusive, vídeo clipes produzidos quando o IHC ainda era LS FILMS no quarto da casa dos meus pais.

BRAD | LUCCAS SOARES

Esse projeto foi especial demais. Uma maneira que encontrei para eternizar a passagem do Brad, meu cachorro, pelo mundo. O amor é tão grande que não cabe no coração, é difícil explicar, nem a tatuagem que fiz no braço parece ser o suficiente.

O vídeo clipe do Brad ilustra e apresenta memórias de momentos que vivemos juntos. Desde quando ele chegou na minha vida, até o dia em que ele virou papai e aumentou a família. Nossa história completa 8 anos em 2017.

Para essa produção não me preocupei tanto com recursos avançados, na verdade eu nunca me preocupo com isso! O importante é a história. Utilizei imagens gravadas da câmera do celular, goPro e takes com a 5DMKIII.

O clipe do Brad foi o primeiro Viral do IHC.

PAS A PLAINDRE | GWAD ft. LUCCAS SOARES

Minha primeira música, o início da minha trajetória no Rap, além de um desafio gigantesco. O Gwad me incentivou a compartilhar minha mensagem com o mundo e me convidou para uma collab na sua canção Pas a Plaindre, que siginifica “sem culpa”.

No Vídeo Case da Minha Vida Até Agora eu conto como começou essa história, se quiser conferir dá o click. A letra da música é uma metáfora que faz uma alusão a situações de conflito, principalmente para povos que estão sofrendo ao redor do mundo. Pessoas que se encontram em momentos de tristeza na vida muitas vezes sentem-se culpadas e tendem a acreditar de verdade que a vivência presente é consequência de algum ato invisível causado e criado por elas mesmas no passado. Como se tivessem culpa de viverem em um terreno de guerra, por exemplo.

Nossa mensagem é positiva e direcionada para situações de conflito. Uma das razões das escolhas das locações: Israel, Palestina e Rio de Janeiro.

O Gwad veio até o Brasil para gravarmos as cenas no Rio de Janeiro e me joguei sozinho para Israel e Palestina para gravar as outras cenas e cumprir o roteiro.

IRREVERSÍVEL | LUCCAS SOARES

Comecei a levar a sério minha história com a música e a canção Irreversível é o retrato perfeito dessa escolha. A tatuagem no meu pescoço significa que a escolha que fiz é um caminho sem volta, #irreversível é a motivação de nunca desistir e lembro disso toda vez que me olho no espelho.

Convidei os amigos e a família para participarem do clipe como sempre, chamei os parceiros para me ajudarem na produção, gastei o que não tinha, colocamos a grua em cima do caminhão e partimos para Balsa Nova no Paraná, para a gravação desse vídeo clipe.

Até ônibus escolar e carro antigo rolou nesse filme! Fiquei muito feliz com o resultado, e principalmente por estar na missão de fazer acontecer sem nunca desistir.

O GIGANTE ACORDOU | LUCCAS SOARES ft. P.A & P.H

Outros parceiros que sempre me apoiaram para me jogar no Rap foram os gêmeos P.A e P.H. Inclusive, muito do que sei sobre rimas, aprendi com eles. Sou muito grato a esses moleques e estamos sempre inventando umas boas juntos.

Durante as Manifestações de 2013 contra o aumento da passagem, tínhamos que colocar nossa mensagem no holofote de alguma forma. Produzir uma música e gravar um clipe pareceu uma boa solução. Porém, tudo em 36 horas!

Liguei para todo mundo e convenci o Bry Ortega e o Thiago Machosky do Estúdio Elephant a assumirem a produção relâmpago dessa música. Saímos para a chuva gravar sem playback no meio da manifestação, quase fui atropelado durante as gravações, ficamos 2 dias sem dormir e até o Romário compartilhou o clipe depois.

Nessa época, o IHC nem existia, minha assinatura era LS FILMS. Foi a minha estreia como Rapper. Havia gravado Pas a Plaindre, mas ainda não havia sido lançada, o Gigante Acordou foi lançado primeiro. Ninguém estava esperando por isso, a maioria dos amigos pensou que eu estava ficando louco!

PRA QUE TUDO ISSO NEGA? | LUCCAS SOARES ft. BERBEL

Perceba que nesse clipe já comecei a ficar mais confiante e curtir mais o processo! Meu irmão Gustavo Andriewiski produziu essa canção e convidei o Berbel do Cajón para participar. A história da música nasceu de uma frustração com uma mina que me enrolei na época!

Alugamos uma Van em Curitiba e a galera adorou a ideia. Formamos uma trupe para passar 2 dias no Rio de Janeiro para gravarmos esse clipe. Era o início do IHC.

A coreografia era certa e aos poucos os cariocas entraram para dança. Era um domingo nublado na Praia do Leblon e por sorte, a rua estava fechada. O Douglão (amigo meu) hospedou 12 pessoas na casa dele e assim vivemos felizes e exaustos poucas horas na cidade do Cristo Redentor.

CHORA ME LIGA | RAP ACÚSTICO

Eis que surge o Projeto Rap Acústico, uma ideia maluca, minha primeira banda e muita vontade de fazer acontecer. Foram 2 anos de trabalho intenso e muitas conquistas.

No Estúdio Elephant do Thiagão (Thiago Machosky) gravamos o clipe da Releitura que produzimos da canção Chora Me Liga da dupla João Bosco e Vinicius. Foi uma grande bagunça e o processo foi muito divertido, até a dupla compartilhou o clipe em suas mídias sociais.

Abusei do recurso da Grua nesse vídeo clipe, os movimentos de câmera ganharam destaque. O pé direito do estúdio é alto, então facilitou a maquinária.

EVIDÊNCIAS | RAP ACÚSTICO

E a clássica Evidências do Xitãozinho e Chororó não poderia ficar de fora do Projeto do Rap Acústico, né? Gravamos na Lage Chic do IHC.

Posso dizer que a técnica utilizada foi um timelapse, mas também stop motion… Seria um “stoplapse” vai… Uma grande sequência de fotografias reguladas no BPM da música. Fazer o synch foi muuuuito tenso. O resultado ficou ótimo.

Convidamos a galera para uma festinha e a aproveitamos para fazer o clipe!

DOMINGO DE MANHÃ | RAP ACÚSTICO

Diretamente do Chile, o diretor Jeremy Hatcher veio ao Brasil para dirigir e produzir esse clipe. Ele estava começando um projeto de storytelling com uma técnica de GIFS com câmeras de filme e queria muito colocar isso em prática. Unimos o útil ao agradável e colocamos a mão na massa.

Foram alguns dias de produção e muitas fotos reveladas. Os atores entraram no clima do projeto e o resultado ficou lindo.

Domingo de Manhã da dupla Marcos e Belutti foi uma das releituras que construímos para o Projeto do Rap Acústico.

AS MINA PIRA | P.A & P.H

Finalmente um vídeo clipe que não apareço! As Mina Pira do P.A e do P.H foi um dos primeiros vídeo clipes que produzi assim que voltei para o Brasil em 2012. A produção foi massa, formamos uma equipe enxuta porém muito eficiente. Nos divertimos muito durante o fim de semana de produção. Se liga no making of!

Convidamos atrizes para participar, as minas pirando na figuração, alugamos uma balada e deixamos a Van cheia de cerveja. Óbvio que não posso deixar de dizer que 2 membros da nossa equipe passaram mal durante a produção e foram mandados embora… tsc tsc tsc. Falaram que era dor de estômago… sei! Que papelão!

Fizemos crachás e tiramos onda! É gostoso relembrar projetos com pessoas legais, né? Faz 5 anos e parece que foi ontem!

NOSSO LANCE | MR.PEZÃO

Aí chega o Pezão com a ideia de fazer um super vídeo clipe: – Luccas, conseguimos recursos extras, vamo aí!”

Você não tem ideia de como sonho em ouvir esse discurso de novo de alguém!

Contratamos modelos e uma equipe super top, locamos uma casa na beira da praia em Guaratuba, formamos a Gang do Caminhãozinho e pense na bagunça durante esse final de semana de produção.

Making of

A van saiu de Curitiba com a equipe, o Dr. André emprestou o Corvette, o Sargento Jesus liberou a pista e começamos a produção no meio da estrada. Colocamos a grua em cima do Caminhãozinho e improvisamos nossa mini Hollywood. Fico pensando o que teríamos feito se os mini drones existissem naquela época!

Seguimos para as noturnas na Casa e o set foi ficando cada vez mais divertido. Nenhum estresse, todo mundo em sintonia, união total, essa produção criou novas amizades e fortaleceu ainda mais antigas.


Espero que tenha curtido esses clipes! Foram feitos com muito carinho e a cada ano que passa fica mais gostoso lembrar deles.

Harlem Shake no Final das Gravações (era moda na época):

Comentários do Facebook
Author

Luccas Soares é diretor de cinema, ator, empresário, cantor e compositor. Proprietário da International House of Cinema no Brasil e um viajante por natureza.